domingo, 14 de dezembro de 2008

Leques Harmônicos

Clique na foto para ampliar.

O violão é um instrumento relativamente novo quando comparado aos instrumentos clássicos como o Violino ou até mesmo a Harpa, este inclusive é o único instrumento de orquestra de cordas dedilhadas devido a sua projeção, e existem vários Luthiers no mundo que estudam uma maneira de fazer o violão clássico ter uma sonoridade perfeita.
Não acredito que o violão chegue a ter a projeção de uma Harpa, mas a sua sonoridade e timbre tem sido alvo de pesquisas profundas.
Você já deve ter percebido que existem violões com ótima sonoridade, volume, brilho e timbres ideais para a música clássica e outros, igualmente bem construídos e tão bons quanto, com um apelo mais popular mais adequados para quem toca harmonias como Bossa Nova por exemplo. O violão é um instrumento muito versátil e se adequa a vários estilos musicais, o que provoca a existência de várias possibilidades - não quero dizer com isso que não exista um consenso entre os Músicos e Luthiers sobre uma base de qualidade, mas você percebe no mercado instrumentos de diferentes tamanhos, designs, madeiras, vernizes, etc, para diferentes fins.
Não existe violão perfeito! Se existisse, não haveriam tantos modelos e todos seriam construídos da mesma maneira. Da mesma forma que não existe um ser humano igual ao outro, assim também é com os instrumentos musicais, a maior prova disso é que são feitos de madeira, e na própria árvore existem diferenças de densidade, úmidade e consequentemente de sonoridade. Sabemos que um violão é feito com vários tipos de madeira com características bem diferentes e que somadas vibram como um todo.
O músico acaba sendo o vetor que agrega determinado tipo de instrumento à sua música e acaba norteando outros colegas e construtores. No final da história, escolher um bom Violão depende da qualidade do músico e de seu estilo.
Encontrei estes desenhos com vários tipos de leques harmônicos de Luthiers famosos que representam bem estas diferentes possibilidades. Todos visam o mesmo fim, o Violão perfeito.
Tente escolher o seu!