sábado, 16 de agosto de 2008

Luthier - Fernando Bernardo



Depois de montar seu curso de lutheria - construção de violões - Fernando Bernardo só poderia mesmo estar com a corda toda. Aos 38 anos, o musico e luthier tijucano lota sua agenda não só com as aulas em seu atelier, mas também com manutenção e restauro de instrumentos de corda e construção artesanal de violões de sua própria marca.
Bernardo ( como é chamado pelos clientes ) começou a construir violões no atelier de Jó Nunes, renomado luthier do Rio de Janeiro, no ano de 1992. Desde então, não parou mais! Em 1995 montou o primeiro curso livre de construção de violões, tendo formado 17 alunos. Em 2002 foi contratado pela Washburn do Brasil, para desenvolver os novos protótipos de violões especiais da marca Condor, o que o levou a se mudar para Brasília. Em meados de 2003, se mudou para o interior de Goiás, ( Pirenópolis) em busca de clima e tranquilidade mais favoráveis a construção de seus novos modelos. Depois de muitos projetos e estudos de madeiras alternativas, visando alcançar uma sonoridade própria de seus violões, Bernardo voltou ao rio e inaugurou a Beluthier, Mistura de atelier e loja, onde atende o público diretamente e trabalha de frente para a vitrine. Bernardo acredita que o musico precisa ter uma relação de confiança com o seu luthier, se não existir esta cumplicidade tudo cai por terra.
Grandes nomes da música brasileira já avaliaram e aprovaram seus instrumentos, dentre eles estão: Geraldo Azevedo, Roberto Menescal, Yamandú Costa, Claudio Zoli, Williams Pereira, Herbert Vianna, Arismar do Espírito Santo, Pixinga, Adriano Giffoni, entre outros.
Bernardo diz que qualquer pequeno detalhe pode modificar tudo, por isso trabalha sempre buscando o que há de mais moderno em sua arte, está sempre antenado em novos materiais e técnicas.

A Beluthier fica na Rua Conde de Bonfim 685 Lj 217
Tijuca- Rio de Janeiro. Tel 2238-1928 / 97080777